Ações de marketing promocional no ponto de venda são uma estratégia sólida e consolidada que fortalece o relacionamento entre uma empresa e o seu público de forma direta.

O objetivo do marketing promocional é reforçar a percepção de valor que os consumidores têm de uma marca, produto ou serviço por meio de técnicas e estratégias de ativação, fidelização e experiência.

A realização de ações desse tipo no PDV é muito importante, porque atrai novos clientes e valoriza a marca promovida. Pensando nisso, elaboramos uma lista de 4 ações que valem a pena! Confira!

1. Distribua amostras gratuitas no ponto de venda

A distribuição de amostras gratuitas de produtos ou demonstrações práticas de alguns serviços ainda é uma das técnicas mais eficientes para a conquista do público. A possibilidade de experimentar sem ter que passar pela barreira do valor da compra faz com que o cliente comprove, na prática, as vantagens oferecidas.

Definir o local ideal para a realização dessa ação é uma parte fundamental da estratégia. Uma degustação de um produto alimentício, por exemplo, sempre pode ser feita próxima às gôndolas em que ele é vendido no supermercado.

Mas, para conseguir resultados ainda melhores, é interessante estudar o ambiente e as pessoas que transitam por ele, acompanhando o desempenho da ação enquanto ela é executada.

2. Promova sorteios e promoções culturais

A realização de sorteios e promoções culturais é uma forma de captar a atenção e promover a fidelização de clientes com a oferta de um objeto de desejo mais caro, que pode ou não ser da empresa.

Esse tipo de técnica trabalha a expectativa do público. Mas não basta simplesmente criar um sorteio de um carro, distribuindo cupons para os clientes que compram em uma loja, por exemplo.

Para ser verdadeiramente eficaz, essa ação deve envolver produtos que despertem desejo no mesmo público que é o consumidor dos produtos da marca. Portanto, é preciso conhecer bem o perfil dos clientes e o que podem ser os prêmios mais interessantes, assim como as ações necessárias para disputá-los.

3. Estampe a marca em brindes para o consumidor

Entregar brindes para o público é mais uma forma de gerar visibilidade constante para a marca. Para isso, é muito importante que esses itens sejam verdadeiramente úteis para seu público-alvo.

Mais uma vez, conhecer o perfil do consumidor é essencial. Uma marca de luxo pode conseguir resultados melhores distribuindo, por exemplo, abridores de vinho com a marca da empresa sutilmente estampada. Já uma empresa voltada para a área de esportes sempre conseguirá adesão com brindes diretamente relacionados, como squeezes para carregar água.

4. Realize ações em datas especiais

Outra ação de marketing promocional para o PDV é a realização de ações em datas especiais que se relacionem de alguma forma ao produto ofertado. Uma empresa que vende mel de abelhas, por exemplo, pode promover ações celebrando o dia do apicultor e, além de falar mais sobre a profissão, aproveitar para divulgar ao público como funciona a produção de sua mercadoria.

No varejo, datas como o Natal, o dia do consumidor e a Black Friday são momentos em que é quase obrigatório realizar ações promocionais e ofertas especiais. A ideia é tentar aproveitar a relevância da data para agregar valor à marca.

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