Toda empresa que deseja crescer e ser reconhecida no mercado investe no bom atendimento ao cliente e não pode admitir que ele procure por um produto e não o encontre em seus pontos de venda, certo? Essa frustração gera perdas de venda, de clientes, de credibilidade.

A ruptura de estoque pode ser ocasionada por diversos fatores, entre os quais: negociações longas entre os fornecedores e os comerciantes, reposições ineficientes de estoque e mudança abrupta de perspectiva das vendas do empreendedor.

Logo, para evitar esse dano é de suma importância que a sua empresa tenha uma boa gestão para oferecer serviços de qualidade, proporcionar eficácia nas vendas e, consequentemente, agregar valor à marca. Caso sua empresa queira evitar a ruptura de estoque, preparamos este post com as principais estratégias para resolver este problema, Confira!

Quais as principais estratégias para evitar a ruptura de estoque?

O primeiro passo é conhecer seus clientes

Coloque-se no lugar de um cliente e entenda suas preferências quando ele procura pelo produto de sua empresa. É preciso que o empreendedor saiba o perfil e os contextos social, cultural e econômico em que seu consumidor se enquadra. Isso ajudará muito na definição da forma de disponibilizá-lo, seja no que tange a qualidade do ambiente dos pontos de venda escolhidos quanto na forma de expor seu produto.

Gerar sensação de bem-estar e de segurança é muito importante para a assertividade de processos de venda, Tudo que possa causar insatisfação no consumidor é um grande inimigo da sua empresa, pois a opinião dele poderá chegar aos ouvidos de outros consumidores, distanciando a sua empresa das melhores existentes no mercado.

O segundo é investir na gestão de seus fornecedores

Além de investir em ferramentas eficientes e inovadoras, é essencial destinar tempo e recursos financeiros na capacitação profissional de sua equipe de intermediação. Todos os fornecedores de seus produtos precisam estar bem informados sobre o produto e perfil de seu cliente, tecnicamente bem capacitados e muito comprometidos com o resultado para superar as expectativas de seu shopper e ou consumidor final.

O terceiro passo é encontrar um sistema eficiente para evitar a ruptura de estoque

Ainda que você tenha os melhores funcionários, é imprescindível investir em sistemas que auxiliem na administração dos seus negócios, introduzindo a tecnologia como principal coadjuvante. Com esse auxílio, você terá os seus dados organizados e guardados com toda segurança.

Em primeiro momento, é preciso que o seu sistema analise uma ou mais de uma corporação que esteja no mesmo ramo que o seu, instruindo você com inúmeras estratégias já utilizadas no mercado.

Além disso, proporcionará uma experiência mobile, otimizando todo o seu tempo, garantindo agilidade nos serviços e desenvolverá ações estratégicas para evitar a ruptura de estoque.

É importante ter parceiros especializados para desenvolver essas estratégias?

Sim. Dado toda a complexidade das ações necessárias para o desenvolvimento de boas estratégias é muito importante encontrar parceiros especializados e comprometidos com os resultados de sua empresa.

Parceiros que proponham ferramentas tecnológicas que forneçam informações, relatórios e rápida ação estratégica para aumento de Sell Out, e com equipes treinadas para desenvolverem inteligência na execução de PDV e foco na melhor experiência do shopper.

Gostou do nosso post sobre ruptura de estoque? Então, entre em contato com a nossa empresa e fique ainda mais por dentro do assunto!