3 práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa

A recepção de empresa, que é o atendimento oferecido aos visitantes, é crucial para a atração e para a retenção de clientes. Esse é o primeiro contato direto entre o cliente e a empresa, portanto, é fundamental garantir que a experiência seja positiva.

Vale ressaltar que atender bem requer alguns cuidados especiais, como: atenção, cortesia e agilidade. Logo, esses fatores devem ser praticados tanto pela equipe de atendimento quanto pela parte administrativa da empresa. Tendo em vista a relevância desse setor para qualquer instituição, é imprescindível saber como efetivá-lo da maneira mais eficaz.

Pensando nisso, preparamos neste post as principais dicas a serem adotadas na recepção da sua organização. Continue a leitura e confira!

Quais as principais práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa?

Inúmeras são as práticas a serem adotadas, assim, destacaremos a seguir as principais.

1. Compreenda o que significa atender bem

Um bom atendimento depende sempre da opinião e da visão do cliente. Em muitos casos, uma má comunicação gera o fechamento de portas para algo que poderia ser uma excelente oportunidade de negócio para a sua empresa.

Assim, é de suma importância estar consciente do tipo de público que busca a sua empresa, bem como saber solucionar o que o cliente deseja. Por isso, é importante compreender o problema do cliente, para, então, direcioná-lo para o departamento adequado, sem causar constrangimentos.

É importante salientar, também, que nem sempre o primeiro contato resultará em um novo cliente. O visitante pode estar ali apenas para realizar pesquisas ou se manter informado sobre os serviços e os produtos que a sua instituição oferece. E é aí que a sua equipe deve mostrar eficácia, pois, dessa forma, causará uma boa impressão e criará possibilidades para novas visitas.

2. Ouça os clientes e desenvolva a empatia

Não são todas as vezes que o cliente tem razão, mas, ainda assim, é necessário oferecer uma boa atenção e ser paciente. Às vezes, só de ouvir e tratar bem o cliente já é o suficiente para deixá-lo calmo. Para realizar isso de forma efetiva, basta fazer perguntas, demonstrando interesse em ajudá-lo.

O feedback que a sua instituição recebe de um cliente deve ser levado em consideração sempre, buscando analisar atentamente cada opinião dada. Diante disso, é notória a importância de desenvolver a empatia em toda a equipe, pois esse fator proporciona uma diferença significativa na recepção e no atendimento.

3. Dê atenção ao feedback dos clientes

O cliente é uma excelente fonte para informar sobre o desempenho da sua equipe. Logo, é importante incentivar a participação do consumidor, bem como o compartilhamento da sua opinião, com a finalidade de buscar uma maior visão da parte gerencial da sua empresa.

Essa participação pode ser desenvolvida por meio de conversas ou com o envio de pesquisas de satisfação.

Os comentários quando utilizados corretamente, auxiliam na compreensão das necessidades e das expectativas do cliente. Vale ressaltar, novamente, a importância de apresentar um bom serviço de recepção e um bom atendimento.

A prática desses fatores proporcionam benefícios a curto prazo, visto que colaboram com uma imagem positiva da empresa e aumentam, consideravelmente, as vendas dos seus produtos e serviços.

É importante capacitar a equipe de recepção?

Não só é importante, como é um fator indispensável para a sua empresa. Porém, fazer um bom atendimento não é um dom nato, sendo, por isso, necessário desenvolver treinamentos periódicos para aprimorar o contato com os visitantes e superar as suas expectativas.

Inúmeras empresas utilizam programas de capacitação interna para desenvolver consciência na equipe sobre:

  • adotar boas práticas;
  • regras de comportamento;
  • manter uma cultura organizacional na empresa;
  • estar atento às novas ideias no mercado sobre atendimento.

Portanto, nota-se as principais práticas que não podem faltar em uma recepção de empresa, bem como a sua importância no âmbito empresarial.

Gostou do nosso post? Então entre em contato conosco e saiba muito mais sobre este assunto!

Deixe seu comentário


Há mais de 20 anos entregando resultados em Trade Marketing e Facilities, oferecendo soluções inteligentes para seus cliente.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Unidades próprias: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Florianópolis. Mais de 36 Parceiros homologados no Brasil.

Unidades no exterior: Flórida, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

BLOG

Acerola Comunicação © 2019. Todos os direitos reservados.