4 benefícios da contratação temporária para as vendas de fim de ano

Com o final de ano chegando, você deve estar começando a pensar em aumentar a equipe para alcançar as metas de vendas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo estima que serão contratados 72,7 mil trabalhadores temporários, e que boa parte deles deverão se concentrar no segmento de vestuário e no de hiper e supermercados.

Diante desse cenário, surgem muitas dúvidas. Como manter a qualificação desses novos profissionais? Como garantir que o PDV esteja sempre organizado e abastecido? Como se precaver do absenteísmo?

Uma solução que vem sendo cada vez mais adotada é a contratação temporária, e neste post, você poderá esclarecer como ela funciona e quais os principais benefícios desse tipo de vínculo. Confira!

Como funciona a contratação temporária?

A contratação temporária diz respeito a um tipo de contrato de trabalho com um período de duração determinado para atender às necessidades transitórias de substituição de pessoal ou o acréscimo extraordinário de serviços.

A empresa poderá contratar a pessoa física por um período de até três meses, prorrogável por mais três. Porém, muitos lojistas podem ficar inseguros ao realizar esse tipo de contrato, pois a vinda de pessoas novas para a equipe traz outros desafios, por exemplo:

  • dificuldade de identificar e selecionar profissionais qualificados;
  • pouco tempo para treiná-los para suas funções e adaptá-los ao contexto da empresa;
  • dificuldade de engajá-los para trabalhar em conjunto com os funcionários permanentes;
  • complexidade de gerenciar novos funcionários com o aumento de demanda por serviços nos estabelecimentos.

Quais os benefícios da contratação temporária?

1. Maior economia

A contratação temporária custa menos do que um contrato comum, sem prazo estipulado. Além do mais, são colaboradores que de antemão já sabem que ficarão temporariamente e, portanto, exigem menos benefícios do que os permanentes.

2. Identificação de novos talentos

A contratação temporária pode facilitar a identificação e a retenção de talentos. Várias pessoas que se candidatam a trabalhos com esse tipo de vínculo têm uma vasta experiência e já trabalharam em muitos ramos de atuação, podendo contribuir não apenas para a função definida no contrato temporário.

3. Flexibilização da duração do vínculo

A empresa contratante não tem a obrigação de ficar com o funcionário caso ele não tenha se encaixado em sua função. A duração máxima desse tipo de vínculo é de seis meses, mas o contrato pode ser rescindido antes disso, sem custo para o empregador.

4. Facilidade no processo de contratação

Existem muitas empresas que realizam o recrutamento, a seleção e o treinamento prévio dos novos funcionários — isso pode ser feito pela terceirização do serviço de contratação temporária de recursos humanos. Como as empresas analisam a especificidade de cada cliente, otimiza-se o tempo de contratação e treinamento, além de haver maior garantia de que os perfis selecionados serão os ideais.

Depois do que foi apontado neste post, a contratação temporária parece vantajosa para o seu negócio? Quer entender mais sobre como solucionar seus problemas nesse sentido?

Conheça soluções para a contratação temporária de pessoas qualificadas. Entre em contato e saiba mais sobre opções de recrutamento, treinamento de equipe e gerenciamento diário de relatórios.

Deixe seu comentário


Há mais de 20 anos entregando resultados em Trade Marketing e Facilities, oferecendo soluções inteligentes para seus cliente.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Unidades próprias: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Florianópolis. Mais de 36 Parceiros homologados no Brasil.

Unidades no exterior: Flórida, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

BLOG

Acerola Comunicação © 2019. Todos os direitos reservados.