Afinal, como aplicar inteligência de mercado em trade marketing?

O que você realmente sabe sobre o seu público atual? Será que a sua estratégia de marketing está realmente de acordo com o que os seus consumidores estão esperando? Os seus produtos estão sendo entregues para as pessoas certas?

Neste texto, você entenderá o que é a inteligência de mercado, como ela pode (e deve) ser atrelada a uma estratégia de trade marketing e quais são os benefícios dessa equipe para o seu negócio. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é uma estratégia da área de marketing em que você consegue reunir insights e dados que podem ser utilizados para melhorias no produto/serviço oferecido ou para incrementar as suas campanhas de marketing.

É possível reunir informações de diferentes áreas (mercado de atuação, concorrência, marketing, vendas, produtos, etc.), mas elas precisam ser coletadas de forma criteriosa, já que podem definir os rumos que a sua marca tomará nos próximos meses.

O consumidor está em constante mudança e conseguir acompanhar quais pontos precisam ser atualizados para continuar agradando o seu público-alvo é uma forma de estar na frente na concorrência e se manter sempre relevante para a sua persona.

Para conseguir esses dados, as empresas podem se utilizar de vários tipos de fontes: redes sociais, feedbacks de clientes atuais, estratégias de concorrentes, aplicativos de celular com GPS, entre outros.

Como a inteligência de mercado pode ajudar no trade marketing?

A inteligência de mercado conta com um grande destaque dentro de uma estratégia de trade marketing, já que ela poderá ajudar de diversas maneiras e em diversos setores da sua empresa.

Com os dados obtidos, é possível definir quanto do estoque de determinado produto deve ser enviado para cada centro de distribuição. Em cada loja, um mesmo produto poderá não vender a mesma quantidade, e saber quanto é vendido em cada local evita que a mercadoria fique parada dentro dos estabelecimentos.

Além disso, a inteligência de mercado também permite que você encontre as melhores oportunidades para abrir uma filial ou PDV. Você ainda poderá personalizá-lo para vender produtos que são os preferidos de quem trabalha em determinada região.

Quais são as consequências da inteligência de mercado em trade marketing?

O principal benefício de se utilizar inteligência de mercado em trade marketing é a vantagem competitiva. Isso acontece porque você terá mais informações sobre o seu público em menos tempo e, assim, poderá pensar em estratégias mais efetivas e que falem melhor com o seu público de determinada idade ou em determinados locais, por exemplo.

Ademais, essa grande quantidade de informação ainda pode ser compartilhada por outros setores da sua empresa, fazendo com que a equipe se comunique e consiga adaptar o produto e atendimento também.

Assim, conhecendo o que é a inteligência de mercado em trade marketing, como fazer essa união e os benefícios dessa dupla para a sua empresa, você poderá sair na frente dos seus concorrentes e fornecer um produto/serviço especializado para o seu público.

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