De nada adianta gastar recursos com as estratégias de divulgação se a distribuição de produtos não é feita da maneira correta, concorda? No entanto, para ter sucesso nesse processo, é preciso ter canais eficientes de distribuição.

Por falar nisso, você sabe o que é um canal de distribuição? Conhece os tipos de canais e como otimizá-los? Fique tranquilo, explicaremos para você!

O que é um canal de distribuição?

Os canais de distribuição são os “caminhos” que levam os produtos e serviços de um fabricante até o consumidor final. Esses “caminhos” são os intermediários ou distribuidores, que, juntos, formam uma rede que garante o escoamento das mercadorias em diversos pontos do país.

No entanto, o trabalho dos canais de distribuição de produtos vai além. Como há um contato direto com o público-alvo, eles atuam na divulgação e no relacionamento com os clientes. Devido a essa importante atuação, a empresa fabricante precisa escolher com cuidado qual será o canal utilizado.

Por outro lado, quando essa seleção não é bem-feita, a estratégia de marketing, a entrega do produto ao cliente e a competitividade da empresa no mercado de atuação ficam seriamente comprometidas.

Quais são os tipos de canais de distribuição de produtos?

Existem três modelos de canais de distribuição:

  • o direto;
  • o indireto; e
  • o híbrido.

A seguir, daremos alguns exemplos de intermediários que se encaixam nesses três tipos de canais.

Revendedores

Esse grupo é composto por representantes da empresa. Eles são pessoas autorizadas a realizar a revenda de produtos para outras organizações ou clientes finais. Não obstante, a entrega dos itens vendidos pode ser feita pelos revendedores ou pelo distribuidor.

Esse tipo de canal de distribuição direto é tradicionalmente usado por empresas de cosméticos. Nesse caso, o fabricante paga uma comissão para os revendedores com base na sua produtividade.

Internet

A Internet encaixa-se tanto no tipo híbrido como no direto de distribuição. No primeiro caso, o fabricante faz toda a estratégia de atração e divulgação de um produto ou serviço por meios virtuais.

Quando um consumidor entra em contato, o fabricante indica revendedores autorizados para realizar a venda física. Já no canal de distribuição direto, o produtor mantém uma loja virtual e envia as mercadorias diretamente para o consumidor final.

Atacadistas

Esse time é o intermediário entre o fabricante e os vendedores varejistas. Ele se enquadra no tipo de distribuição indireta na qual compra grandes quantidades de mercadorias a um preço reduzido e revende para lojas e outros estabelecimentos comerciais.

Como otimizar os canais?

Para ter canais de distribuição de produtos otimizados, é preciso fazer uma avaliação estratégica de vários aspectos que impactam nessa logística. Vejamos alguns deles.

Avaliação de custos

Esse é um fator primordial. Qual canal de distribuição unirá o custo baixo ao alto fluxo de mercadorias? Algumas empresas preferem ter o seu próprio centro de distribuição, pois veem vantagens financeiras nisso.

Em contrapartida, há fabricantes que escolhem intermediários. Por exemplo, uma rede de atacado e varejo de mercadorias. Essa pode ser uma ótima opção se o distribuidor tiver uma boa visibilidade no mercado em que atua.

Desse modo, o produtor não precisa se preocupar com a elaboração das estratégias de divulgação e captação de clientes finais. Além disso, terá boas vendas do produto.

Comportamento do cliente

Como o público-alvo realiza suas compras? É preciso descobrir se ele prefere a Internet, os centros de distribuição ou os revendedores. Ainda há a possibilidade de uma parte dos consumidores preferir um tipo de canal, e outra parcela, não. Nesse caso, será preciso elaborar uma forma híbrida de distribuição.

Fluxo de vendas do produto

O índice de vendas de um produto definirá o canal ideal. Quando o fluxo é elevado, pode ser vantajoso utilizar grandes distribuidores. Entretanto, se as vendas tiverem picos sazonais ou uma média moderada de escoamento, talvez o uso de revendedores ou da Internet seja o ideal.

Sendo assim, com um pouco de inteligência comercial, é possível cuidar desse aspecto fundamental do trade marketing: o canal de distribuição. Fazendo isso, a empresa ganhará mais espaço comercial.

O que achou de nosso artigo? Aprendeu a definir os canais de distribuição de produtos? Ótimo! Aproveite para assinar a nossa newsletter e não perca os próximos conteúdos!