Aprenda 6 práticas para reduzir os custos logísticos da indústria

No cenário competitivo atual, é fundamental que as empresas se preocupem em avaliar os custos logísticos. Isso porque esses valores influenciam diretamente no sucesso da organização e nas oportunidades de conseguir bons negócios.

Os cursos logísticos de uma empresa são todos os gastos necessários com armazenagem, transporte, movimentação e estoque. Assim, saber otimizá-los é essencial para não prejudicar o orçamento da empresa.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira agora 6 práticas para reduzir esses custos na sua empresa!

1. Trabalhe com pessoal preparado e capacitado

Se você não contratar os talentos ideais para a sua organização, saiba que o trabalho não fluirá da maneira adequada.

Os seus funcionários precisam passar por um criterioso teste de qualificação antes da contratação. Somente assim, cada setor funcionará bem, evitando perda de tempo no processo produtivo e retrabalhos.

2. Desenvolva um layout apropriado

Se um funcionário precisa pegar uma peça em uma máquina e levar para uma mesa para retirar as rebarbas, este último posto de trabalho certamente não pode estar do outro lado do pavilhão, você concorda?

Por isso, o layout precisa ser ajustado para a realidade do seu negócio, avaliando o tempo que cada máquina leva para produzir a peça e o tempo do percurso do funcionário — assim, o trabalho fica mais otimizado.

3. Utilize tecnologia avançada

Se a sua equipe interna não tiver os instrumentos corretos para desenvolver o seu trabalho, saiba que isso prejudicará os indicadores comerciais da sua empresa.

Para isso, utilize tecnologia avançada tanto no maquinário do processo produtivo quanto nos softwares de gestão — isso facilita (e muito) o dia a dia organizacional.

4. Use equipamentos para movimentação adequados

Mover caixas e produtos de um lado para o outro de forma manual é muito difícil. Dessa maneira, para que seus funcionários percam menos tempo (e ainda preserve a qualidade da sua saúde) invista em bons equipamentos (rápidos, fáceis e ágeis) para movimentação das cargas.

5. Terceirize os serviços de armazenagem

As empresas de logística terceirizadas apresentam diversos serviços de armazenamento e estocagem de materiais, facilitando os processos da sua organização. Isso diminui as perdas e ainda contribui para que haja um aumento no retorno do investimento.

6. Contrate mão de obra terceirizada temporária

Mais uma alternativa muito interessante para a sua empresa é contratar mão de obra terceirizada e temporária nos momentos de pico da sua produção.

Esse reforço é muito importante em períodos sazonais (quando você precisa investir mais em mão de obra especializada e, ao mesmo tempo, não quer assumir mais funcionários para a sua empresa). Confira algumas vantagens:

  • há investimento em profissionais qualificados;
  • mais facilidade na substituição (em casos de o funcionário não se adaptar à cultura da empresa);
  • há total despreocupação trabalhista.

Para que a sua empresa se destaque é fundamental ter cuidado e atenção com os custos logísticos da indústria. Saber como reduzi-los é essencial para otimizar o tempo da sua equipe e, consequentemente, aumentar os lucros dos negócios.

Neste post, você conferiu 6 práticas para reduzir os custos logísticos na sua indústria. Você gostou do nosso conteúdo? Então, que tal aprender mais sobre como administrar a sazonalidade e fazer uma boa gestão de estoque? Boa leitura!

Deixe seu comentário


icon whatsapp