Confira 3 dicas para evitar a ruptura de estoque

O controle de estoque é um dos elementos mais importantes na gestão de uma empresa, além de ser um fator determinante para a lucratividade e a rentabilidade do negócio. Para atender a demanda do cliente com qualidade, no entanto, é fundamental evitar ruptura de estoque em uma empresa.

Além do impacto direto nas vendas, as rupturas no estoque tendem a fazer com que o cliente acabe buscando outras opções, ou seja, optando por produtos ou marcas concorrentes, o que também afeta a fidelização da compra.

Você sabe o que é ruptura de estoque e quais as suas principais causas? Explicamos agora o que são e como evitá-las em sua empresa. Confira!

Entenda o que é ruptura de estoque

Quando falamos em ruptura de estoque, estamos tratando da ausência de determinado produto na gôndola de uma loja, fazendo com que o consumidor tenha que optar por outro produto ou marca, ou mesmo acabe procurando uma loja que ofereça sua primeira opção.

Além de diminuir as vendas do produto indisponível, as rupturas de estoque podem afetar a fidelização de um cliente à determinada marca, produto ou loja, já que ele pode optar por testar um produto similar, optar por outro tipo de produto ou mesmo acabar comprando em outro ponto de venda.

Compreenda as principais causas

Para evitar as rupturas de estoque, é fundamental compreender quais são suas principais causas e também os fatores que tornam uma ausência eventual em um evento recorrente. Confira nossa lista abaixo:

  • desorganização do estoque ou ausência de planejamento organizacional;
  • compras realizadas apenas no fim do mês;
  • ausência de dados para validar as compras e o impacto das promoções no estoque dos produtos;
  • falta de equipe de organização e reposição de produtos nas gôndolas, especialmente para produtos de alto giro;
  • atrasos na realização do pedido ou na entrega de determinado produto;
  • ausência de sistema de gestão e controle de estoque integrados.

Aprenda dicas para evitar rupturas no estoque

Agora que você já compreendeu o que são rupturas de estoque e suas principais causas, que tal aprender algumas dicas para evitar que essa situação aconteça? Listamos alguns conselhos eficientes logo abaixo. Confira!

1. Controle o estoque com sistema digital

Um dos principais motivos para a ruptura de estoque está na ausência de um controle de forma planejada e eficiente.

Isso faz com que seja interessante buscar por sistemas que permitam controlar e gerenciar o estoque, por meio digital, e que possa oferecer relatórios e dados para compreensão das demandas de compra e estoque.

2. Use tecnologias de gestão e planejamento de estoque

Integrar as tecnologias de gestão de estoque e de planejamento também permite prever aumentos de demanda de determinados produtos ou mesmo uma maior movimentação em datas específicas, como o Natal ou o dia das mães.

Também é possível identificar o aumento do giro de determinado produto ou estabelecer parâmetros para que seja realizada a reposição de forma mais eficiente, a fim de evitar a ruptura.

3. Planeje suas compras de forma inteligente

É importante realizar as compras de forma inteligente e baseada em dados obtidos por meio da gestão de estoque. Isso permite que seja possível entender quando é o melhor momento para fazer o pedido e também quando aumentar ou diminuir as quantidades solicitadas ao fornecedor.

Além de evitar desperdícios e aumentar a rentabilidade de seu negócio, isso também permite uma gestão de estoque melhor e mais eficiente, evitando as situações onde podem ocorrer rupturas.

O que você achou de saber mais sobre as causas da ruptura de estoque e como é possível evitá-las? Se gostou do artigo ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

Deixe seu comentário


icon whatsapp