Conheça 3 vantagens da terceirização de folha de pagamento

Muitos empreendedores têm a seguinte dúvida: é melhor apostar na terceirização de folha de pagamento ou internalizar a tarefa? Não é novidade para ninguém que cada vez mais atividades econômicas têm sido repassadas a outras empresas, e essa realidade não é diferente em relação aos pagamentos dos funcionários

A terceirização tem ganhado cada vez mais força, pois ela possibilita que as organizações consigam diminuir custos e focar nas atividades essenciais dos negócios. Realmente essa estratégia é extremamente útil.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é a terceirização da folha de pagamento, falaremos sobre qual é o melhor momento para adotar essa prática e mostraremos as principais vantagens de terceirizar essa atividade. Acompanhe!

O que é a terceirização de folha de pagamento?

Esse procedimento faz referência a uma das principais alternativas para qualquer companhia diminuir custos e manter o foco nas atividades principais do negócio. Isso ajuda a desenvolver a companhia, pois ela conseguirá produzir mais gastando menos, ou seja, aumentará os lucros (que podem ser utilizados para novos investimentos, como abrir filiais, vender novos produtos ou serviços, entre outras atividades).

Vale destacar que, com a terceirização da folha de pagamento, a sua empresa não precisará se preocupar com questões burocráticas relacionadas ao sistema. Isso porque uma companhia especializada no assunto cuidará dessa parte, ou seja, você poderá ficar tranquilo. Nesse sentido, algumas atividades burocráticas são terceirizadas. Entre elas estão:

  • cálculo das folhas de pagamento;
  • admissão e demissão dos empregados;
  • emissão das guias de encargos sociais (INSS, FGTS, entre outros);
  • cálculo do 13º salário;
  • emissão do informe dos rendimentos para Declaração do Imposto de Renda.

Quais são as principais vantagens da terceirização de folha de pagamento?

Essa prática oferece vários pontos positivos para as organizações. Entre eles estão a diminuição dos custos, o foco na atividade principal da empresa e a redução dos erros. Abordaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo! 

1.Redução de custos

Não há dúvidas de que a terceirização das folhas de pagamento costuma ser mais barata do que manter esse serviço dentro da própria organização. Isso porque o processamento mensal dessas folhas exige uma alta demanda para contratar novos funcionários ou um departamento específico só para cuidar das questões relacionadas a esse assunto.

Por outro lado, com a terceirização, a sua companhia não precisará se preocupar com essa questão. Afinal, a empresa contratada para fazer o serviço já conta com profissionais capacitados e preparados.

2. Foco na atividade principal da empresa

Já que sua empresa praticamente não se preocupará com questões burocráticas envolvendo a folha de pagamento, ela poderá focar nos aspectos mais relevantes do negócio, o que ajudará a aumentar a produtividade.

3. Diminuição de erros

Outro aspecto positivo referente à terceirização da folha de pagamentos é a redução de erros. Isso ocorre porque a empresa terceirizada conta com profissionais experientes e capacitados para lidar com essa questão, o que ajudará a sua companhia a evitar o pagamento de multas.

Como vimos, a terceirização de folha de pagamento apresenta vários benefícios aos negócios. Entre eles estão a possibilidade das empresas reduzirem custos e o foco nas atividades essenciais da organização. Analisando essas questões, vale muito a pena considerar essa possibilidade.

Você está com alguma dúvida sobre como funciona a terceirização da folha de pagamento? Deixe o seu comentário no post. Será um grande prazer esclarecer os seus questionamentos em relação ao assunto.

Deixe seu comentário


icon whatsapp