Conheça as 5 melhores práticas para reduzir o turnover dos promotores de vendas

Muitas empresas são atingidas pela alta rotatividade dos seus promotores de vendas. Para evitar isso, investem caro em políticas internas que visam a reter os promotores e a reduzir o turnover. Porém, nem todas as organizações conseguem ter sucesso nessa tarefa e continuam a amargar sérios prejuízos financeiros e administrativos.

No entanto, quais são as razões que levam ao aumento da taxa de turnover? Como os gestores podem diminuir essa rotatividade? Acompanhe nosso artigo e descubra!

Quais são as principais causas do turnover?

Ao analisar os motivos para a elevação do turnover, podemos enquadrá-los em quatro categorias. São elas:

  • causas controláveis: como fica evidente, são razões que a empresa pode controlar. Por exemplo, condições ruins de trabalho, liderança fraca, salários defasados etc.;
  • causas semi-incontroláveis: têm a ver com a postura e o perfil de alguns profissionais, como o hábito de trocar de emprego com frequência;
  • causas incontroláveis: são aquelas que não estão no poder do empregador. Um exemplo é a doença ou a morte de um colaborador;
  • causas externas: podem ser abalos econômicos, perda de talentos para uma concorrente ou cancelamento de contrato com clientes.

O que pode ser feito para reduzir o turnover?

Retirando as causas incontroláveis, há soluções para todos os outros motivos. Para isso, é necessário que a organização implante ações que sejam feitas e aprovadas pela empresa Adilis. Vejamos algumas delas.

1. Invista em treinamento

Quando a empresa tem uma política interna de treinamento bem estruturada, os profissionais entendem que são valorizados por ela, uma vez que recursos financeiros são investidos para melhorar o seu desempenho, capacitação e projeção de carreira.

Essa promoção do conhecimento eleva a motivação dos promotores em permanecer na organização, pois sabem que sempre aprenderão coisas novas.

2. Crie a cultura do feedback

Funcionários que recebem com frequência feedbacks dos gestores sentem mais confiança na instituição. O motivo disso é que fica bem claro para eles como os seus serviços estão sendo encarados, que aspectos precisam ser aprimorados e quais atingiram a excelência.

Esses conselhos podem ser oferecidos aleatoriamente, mas é indicado que sejam programados. Dessa forma, nenhum colaborador será deixado de lado. Sendo assim, a relação com a empresa ficará mais forte.

3. Ofereça benefícios

Grande parte dos profissionais gosta de receber benefícios da empresa que podem ser meritórios, aqueles ganhos por causa de um feito do colaborador; ou fixos, que são incluídos na remuneração mensal. Ambos ajudam na retenção dos funcionários.

Enquanto o primeiro incentiva a equipe interna a dar o seu melhor e a ficar feliz por esse reconhecimento, o outro demonstra certo carinho da empresa. Algumas até permitem que os promotores montem a sua cesta de benefícios, que podem incluir: descontos em universidades e academias, auxílio-creche etc.

4. Faça avaliações de desempenho

Essa prática envolve mensurar o desempenho e o comportamento dos promotores de acordo com alguns critérios. Com base nesses dados, é possível elaborar estratégias para melhorar a satisfação e a produtividade dos membros da equipe interna. Dessa forma, previne-se uma futura evasão de profissionais.

5. Promova a qualidade de vida

Promotores saudáveis trabalham com mais felicidade e sentem contentamento no ambiente interno da instituição. Em vista disso, é importante promover a qualidade de vida para reduzir o turnover. Mas como fazer isso?

Uma maneira é incentivando hábitos saudáveis. Algumas instituições gratificam os funcionários que fazem atividades físicas, permitem um pequeno período de descanso após o almoço ou oferecem horários de trabalho flexíveis.

Existem vantagens na terceirização?

É claro que implantar e acompanhar o andamento dos processos citados no tópico anterior exige um tempo que não é encontrado facilmente no mercado industrial. Para facilitar, muitas indústrias contratam empresas especializadas em fornecer mão de obra qualificada.

Com esse serviço, somente funcionários de alto rendimento são admitidos depois de um eficiente processo seletivo. Daí, a empresa pode ficar tranquila para focar nas demandas mais técnicas do setor industrial.

O que achou de nosso artigo? Aprendeu como reduzir o turnover da sua instituição? Podemos ajudar você a tornar sua empresa mais eficiente e, assim, reter os talentos internos. Entre em contato com a Adilis!

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