Estoque virtual: como ele pode afetar o seu negócio?

O termo “estoque virtual” é utilizado quando a empresa acredita ter um determinado produto físico exposto na gôndola da loja ou supermercado quando, por algum motivo, ele não está lá. Os motivos principais podem ser furto, extravio, perda, estrago e degustação.

Nesse cenário, existem dois tipos de situação: ter o estoque positivo no sistema e não ter o produto físico na loja, ou ter o produto e o estoque marcar como zerado. Ambos os casos prejudicam (e muito) o controle da compra, venda e demanda dos produtos.

Por isso, é necessário ter muita atenção com esse constante problema, porque afeta diretamente nas vendas. Quer entender mais sobre esse assunto? Então, acompanhe o nosso post.

Confira os principais riscos do estoque virtual

O estoque virtual prejudica os seus indicadores e faz com que a sua empresa perca tempo e dinheiro. Sabemos que você não quer isso, não é mesmo? Por isso, tenha em mente que ele pode falir a sua empresa!

Isso porque, se você não sabe o que tem nas lojas e o que falta repor, significa que não há controle nenhum sobre os produtos fabricados, entregues e vendidos. Assim, não há como mensurar o comportamento do consumidor, saber se ele está gostando e aprovando o seu produto.

Além disso, você não sabe quando precisa produzir algum produto para reposição, porque as quantidades estão bagunçadas. Já imaginou acreditar que há 50 produtos no estoque de uma loja e, de um dia para o outro, o cliente liga dizendo que o estoque está zerado e que precisa desses novos produtos para o dia seguinte?

Se você tem uma boa produção e um estoque físico na sua fábrica, certamente não haverá problemas. Porém, já imaginou a dor de cabeça (e o prejuízo) se você não tiver uma boa gestão de estoque?

Saiba como minimizar os riscos do estoque virtual

A notícia boa é que existem maneiras para minimizar os riscos de ter um estoque virtual. Confira:

Invista em um bom software de controle

No mercado, existem diversas plataformas que prometem o controle de dados da sua empresa. Entretanto, é preciso investir em um software fácil de ser administrado, rápido e com o qual você sinta a segurança de que todos os seus dados estão protegidos. Dessa forma, você tem a certeza de que não passará pela situação de perder todas as informações porque o software é ruim ou apresenta muitas falhas. 

Tenha funcionários capacitados

Além de utilizar a tecnologia ao seu favor, invista em profissionais qualificados. Isso porque, por mais que haja o controle virtual, você precisa ter a confirmação física de que os dados do software estão atualizados.

Por isso, envie semanalmente um funcionário para contar o estoque, ou tenha uma boa relação com a loja e faça uma parceria para que um deles possa auxiliar nesse trabalho.

De forma resumida, estoque virtual é o conceito utilizado para definir quando você acredita ter determinado produto exposto em uma loja. Contudo, ele não está lá por diversos motivos. Assim, podemos afirmar que ele afeta diretamente nas vendas e na lucratividade do seu negócio. Por isso, é importante investir em profissionais qualificados e em um bom software de gestão e controle.

Neste post, você conferiu algumas informações importantes sobre o estoque virtual e como ele pode afetar na sua organização. Se você gostou desta leitura, temos  certeza que vai adorar aprender também sobre como administrar a sazonalidade e fazer uma boa gestão de estoques. Até o próximo post!

Deixe seu comentário


icon whatsapp