Exposição de produtos: otimize o layout das gôndolas do supermercado!

Não há dúvida de que os resultados de vendas de produtos em um supermercado, por exemplo, estão diretamente relacionados à sua organização nas prateleiras. Nessa perspectiva, esses fatores impactam no sucesso das vendas e no faturamento de um negócio. Exemplo claro disso é o layout das gondolas no supermercado.

Embora muitos empreendedores não saibam exatamente que a exposição de produtos é importante para as vendas e o reconhecimento da marca, é preciso deixar claro que essa prática tem a função de promover um produto ou serviço de modo a atender às necessidades do público, uma vez que os elementos visuais são essenciais na hora de escolher uma mercadoria.

Então, se você não sabe como expor os produtos e organizar o layout das gondolas no  supermercado, não se preocupe, pois preparamos este artigo para esclarecer os principais pontos a respeito dessa estratégia. Continue a leitura e confira!

Elaborar planograma

O posicionamento de um produto na gôndola de um supermercado é o principal fator para aumentar as vendas e melhorar os resultados do seu negócio. Em razão disso, é indispensável fazer um planograma, ou seja, um desenho gráfico que orienta a exposição de produtos nas gôndolas.

Essa ferramenta é utilizada para melhorar a visualização dos produtos nas prateleiras, estabelecendo a quantidade de itens expostos, as marcas, o modo de cada empilhamento. Esse método tem como finalidade fornecer acessibilidade, segurança e praticidade para o consumidor no momento da aquisição.

Geralmente, o setor de marketing é o responsável por desenvolver as técnicas para posicionar as mercadorias, a fim de aumentar as vendas. As estratégias são muitas, no entanto a disposição das mercadorias envolve artifícios para atrair a atenção dos consumidores, despertando, assim, o desejo de compra.

Com efeito, pensar no layout das gôndolas contribui também para melhorar a rentabilidade, haja vista que uma organização correta aperfeiçoa o trabalho e melhora a gestão de estoque.

Ambiente convidativo

Aperfeiçoamentos visuais baratos e simples, como uma organização interna estratégica, podem aumentar o faturamento de uma empresa. Por isso, na hora de definir a exposição dos produtos na sua loja, não poupe os recursos. Invista em decoração, placas, banners e móbiles, a fim de criar um ambiente convidativo, mas sem exageros.

Além disso, elementos de identidade visual são de fundamental importância para guiar o consumidor dentro da loja de forma a sinalizar áreas e ambientes específicos. Exponha as mercadorias menores em locais estratégicos, divulgue as promoções e estimule o sentimento de urgência nos consumidores para comprarem de forma imediata.

Dessa forma, é importante acompanhar as novas tendências da área, tendo em vista que a exposição de produtos em um estabelecimento deve ser planejada e executada de acordo com o perfil do público, bem como com o gênero e o que estimula a venda no seu empreendimento.

Nesse sentido, quem empreende nesse setor precisa estar atento às novas tendências do mercado que podem influenciar a rentabilidade do negócio e, sem dúvida, a forma de expor os produtos e organizar o layout das gondolas no supermercado intervém no poder de venda.

Agora que você já sabe exatamente como expor os produtos e organizar o layout das  gondolas no supermercado, continue a sua visita ao blog e leia o nosso artigo sobre os tipos e vantagens do cross merchandising! Vamos lá?

Deixe seu comentário


icon whatsapp