Inteligência de mercado em trade marketing: como ela pode ajudar?

Planejar ações estratégicas para aumentar as vendas e garantir um bom giro de produtos exige ideias consistentes, baseadas em informações confiáveis. Por isso, é utilizada a inteligência de mercado em trade marketing — algo que você precisa conhecer e dominar agora mesmo.

Não basta seguir à risca o que garante a segurança de um bom trade marketing. Com a competitividade atual do mercado, é preciso ir além e buscar estratégias inovadoras, que façam os pontos de venda (PDVs) atrair cada vez mais os shoppers e alavancar as conversões.

Fique conosco e descubra como você pode beneficiar suas vendas com a inteligência de mercado em trade marketing. Confira!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é uma estratégia utilizada no marketing para tomar decisões efetivas com base em insights gerados por dados coletados diretamente nos pontos de venda. Assim, toda informação gerada pelos clientes e coletada pelos promotores deve ser devidamente considerada como um ativo para a empresa.

Esses dados ajudam a identificar o comportamento de compra do público-alvo, as tendências de mercado, a qualidade das vendas, estratégias da concorrência e muito mais. Com tudo isso em mãos, sua empresa pode elaborar métodos de atuação mais precisos, ideais para a captação da atenção dos shoppers.

Com os recursos tecnológicos, é cada vez mais fácil captar os dados. Por meio dos insights gerados, sua empresa pode melhorar o giro de produtos, evitando diversos problemas que podem comprometer as vendas.

Como ela pode ser aplicada na sua loja?

Com a ferramenta ideal para conhecer os detalhes sobre o seu público-alvo, você tem mais chances de converter shoppers em clientes fiéis da sua marca. Por isso, é preciso investir em meios de captar os dados, como pesquisas digitais customizadas, que podem ser respondidas pelos donos dos PDVs ou pelo promotor, por exemplo.

Além disso, é importante se manter atento aos dados gerados fora do ambiente de controle, como as estratégias de atuação da concorrência e as interações dos usuários da sua marca nas redes sociais, por exemplo.

A partir da coleta de todas essas informações, é preciso filtrar e categorizar cada uma delas de acordo com a sua relevância para o negócio.

De que forma ela ajuda o trade marketing?

A inteligência de mercado em trade marketing pode gerar inúmeros benefícios. Confira os principais deles a seguir.

Treinamentos comportamentais

Tanto para atuar com inteligência de mercado, com trade marketing ou em qualquer área, os treinamentos comportamentais possuem muito valor para aumentar a percepção sobre o público-alvo e melhorar as vendas. Os funcionários que participam de uma estratégia de trade devem estar preparados para otimizar a jornada do shopper.

Além disso, para que as equipes estejam capacitadas para interpretar os dados coletados, é essencial que elas saibam fazer as perguntas certas. 

Campanhas promocionais

Como você sabe se uma campanha promocional foi boa o suficiente ou se ela poderia ter sido ainda melhor? Avaliar o nível de satisfação dos shoppers com base no seu comportamento no PDV durante a jornada de compra pode gerar muitos insights.

A inteligência de mercado pode ajudar a entender se uma campanha teve mais êxito no local X ou Y do PDV, se chamou mais a atenção com a disposição tradicional ou com uma inovadora etc.

Incentivos

Com prazos e orçamento curtos, muitas vezes, a inteligência de mercado ajuda a otimizar as decisões sem ter que aumentar o uso de recursos. Ou seja, ela utiliza a informações que sempre estiveram disponíveis para incentivar o shopper a comprar mais.

Em alguns casos, isso significa aumentar a praticidade ao encontrar os produtos no PDV, em outros, reduzir os preços de um determinado item ou adotar um cross merchandising alternativo.

A Adilis é uma empresa com o potencial ideal para ajudar a melhorar os resultados do seu negócio. Somos especialistas em trade marketing e em utilizar a inteligência de mercado para estruturar estratégias competitivas.

Se você quer saber como utilizar a inteligência de mercado em trade marketing para fazer muito mais com as informações que possui, conheça o Trade Marketing Adilis!

Deixe seu comentário


icon whatsapp