Qual é a importância e como funciona a limpeza industrial?

Um dos maiores objetivos da limpeza industrial é proteger a saúde dos clientes e dos funcionários. Além disso, outro aspecto muito importante é a conservação dos equipamentos e da estrutura da instituição. Certamente, um ambiente limpo proporcionará um melhor bem-estar para aqueles que frequentam a empresa.

Além disso, o nome da companhia é avaliado constantemente pela clientela, uma vez que nenhum consumidor quer adquirir produtos que façam mal a sua saúde. Desse modo, a limpeza industrial é essencial para o bem da empresa, dos funcionários e dos consumidores.

Nessa perspectiva, preparamos este post para que você entenda os objetivos da limpeza industrial. Continue a leitura!

Por que a limpeza industrial é tão importante?

A limpeza industrial é essencial para a saúde dos colaboradores que ali frequentam. A sua função é evitar a existência de micro-organismos que transmitam doenças para as pessoas e para os produtos da instituição. Essa precaução pode evitar transtornos que comprometem o nome do seu negócio.

Como ela funciona?

A limpeza industrial não é exclusiva para empresas grandes. Ela pode ser aplicada em cozinhas profissionais, por exemplo. Uma higienização simples não é efetiva em cozinhas de restaurantes, pois nesse local há uma alta concentração de gorduras.

Existem vários tipos de limpeza industrial. E o seu funcionamento também ocorre de diferentes maneiras. Elas são aplicadas periodicamente nos estabelecimentos com o objetivo de proteger a saúde e a qualidade dos produtos ali existentes.

Quais cuidados devem ser tomados?

A limpeza industrial não pode ser aplicada de qualquer forma, pois os equipamentos da indústria poderão ser danificados, assim como os produtos. Esse serviço deve ser realizado por uma instituição especializada, já que há riscos de a ação não ser efetiva e prejudicar o seu negócio.

A melhor opção é contratar uma empresa especializada em limpeza industrial. Elas utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), protegendo a mercadoria de qualquer contato com os produtos que são aplicados na limpeza. Dessa maneira, o empreendedor evitará dores de cabeça, como, por exemplo, a contaminação de alimentos, que poderá afetar a saúde do consumidor.

Quais são os principais tipos de limpeza?

Na limpeza industrial, existem diversos tipos de higienizações. Confira os principais:

Hidrojateamento

A limpeza de hidrojateamento tem a função de retirada de óleos, incrustações, resíduos líquidos e sólidos, dentre outros tipos de sujeiras.

O seu procedimento é realizado por meio de jato d’água sobre as sujeiras, variando entre alta, média e baixa pressão. Ele lava caixas de gorduras, pisos de fachadas, reservatórios de água e tanques, com os resíduos sólidos sendo extraídos por aspiradores industriais.

Limpeza de pisos

A higienização de pisos é feita mediante aplicações de impermeabilizantes, de selantes, além de outros produtos com o intuito de dar efeito brilhante. A limpeza industrial é necessária para que evite e dificulte a penetração de resíduos e substâncias, por exemplo, solventes, tintas, graxas e óleos.

Essa tarefa de impermeabilização de pisos é econômica e rápida, pois diminui a utilização de mão de obra, enceradeiras e energia elétrica. Além disso, esse tratamento conserva os pisos e aumenta a sua vida útil.

Limpeza em espaços confinados

A limpeza industrial em locais confinados é considera uma das mais difíceis de realizar, uma vez que acontece em lugares de restrito e difícil acesso. Em outras palavras, essa tarefa é feita em dutos, reservatórios e tanques subterrâneos, por exemplos.

Esse serviço é realizado mediante técnicas do alpinismo industrial, ou seja, com equipamentos de rapel. Contratar empresas especializadas nesse assunto é uma das opções para que esse objetivo seja realizado com segurança.

Em resumo, a limpeza industrial é muito importante para a evolução da instituição diante de um mercado muito concorrido. E, com o intuito de realizar uma limpeza efetiva em seu negócio, procure uma empresa de higienização especializada para que seus maquinários sejam conservados e a limpeza seja eficiente. Assim, a saúde dos funcionários e dos consumidores será resguardada e o desenvolvimento do seu negócio será efetivo.

Gostou do nosso post a respeito da importância da limpeza industrial? Entre em contato com a nossa empresa e saiba mais sobre esse e outros assuntos! 

Deixe seu comentário


Há mais de 20 anos entregando resultados em Trade Marketing e Facilities, oferecendo soluções inteligentes para seus cliente.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Unidades próprias: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Florianópolis. Mais de 36 Parceiros homologados no Brasil.

Unidades no exterior: Flórida, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

BLOG

Acerola Comunicação © 2019. Todos os direitos reservados.