Saiba como melhorar a experiência do cliente no seu PDV

A satisfação dos consumidores é um dos ingredientes fundamentais para o sucesso do negócio. Tanto que, no atual cenário competitivo, a relação que eles estabelecem com a marca ou produto é tão ou mais importante que a qualidade do que lhes é oferecido. É o que chamamos de experiência do cliente. 

Como o assunto é fundamental para o seu empreendimento, preparamos este post abordando a sua importância, como impactar o cliente no PDV e as vantagens de ter uma equipe especializada ao seu lado para o bom desempenho das ações planejadas. 

Qual a importância da experiência do cliente?

Várias empresas já entenderam que, mesmo oferecendo o melhor preço, muitas vezes, o fator definitivo para a compra é a qualidade do atendimento ou a incrível disponibilidade da equipe de pós-venda. 

É a partir da experiência do cliente que você obtém as informações necessárias para desenvolver e aplicar estratégias que garantam a organização do PDV, evitem a falta de produtos nas gôndolas e prateleiras, aprimorem o atendimento por parte dos colaboradores e, claro, aumentem as vendas. 

Como o PDV pode ajudá-lo?

O ponto de venda é um dos espaços de encontro mais importantes entre o consumidor e o que você vende. Por isso, oferecer um atendimento encantador é fundamental. Mas como fazer isso? Para auxiliá-lo nessa etapa, listamos cinco maneiras de impactar o seu cliente no PDV. Confira:

Ouça o cliente

Escutar com atenção o que o comprador quer dizer significa entender a sua real necessidade. É muito importante, nessa hora, identificar a essência da comunicação para oferecer a melhor solução.

Personalize o atendimento

Você concorda que todo consumidor deseja se sentir único? Perceber que, mais do que finalizar uma compra, o vendedor conhece o seu perfil e quer ajudá-lo a tomar a melhor decisão, é extraordinário. 

Use os recursos tecnológicos

Em um mundo tão conectado, o seu PDV não pode ficar para trás. É preciso utilizar os recursos disponíveis, como os aplicativos que permitem criar grupos entre os departamentos da sua empresa, e usufruir de informações instantâneas, racionalizando processos, além de agilizar as decisões necessárias. 

Realize um bom atendimento

De nada adianta um ponto de venda bonito e organizado, se a sensação do cliente, gerada por meio do atendimento, for negativa. Além de personalizada, a interação entre vendedores e clientes deve ser humanizada. Isso faz surgir uma relação de empatia e cordialidade, possibilitando que o consumidor agregue novos valores ao seu produto.

Mantenha uma equipe qualificada

Talvez você não saiba, mas, além do comprador, a sua equipe também tem responsabilidade em agregar valor à marca ou produto. E isso ocorre na prática, durante a interação com o público. Portanto, quanto mais qualificado for o seu time, mais capacidade em oferecer um suporte memorável ele terá.

Valorizar a experiência do cliente é uma decisão de gestores atentos e preparados para aprimorar os níveis de excelência do negócio. No entanto, nem sempre é fácil encontrar um time especializado. Por isso, é muito importante contar com uma empresa terceirizada de RH. Além de realizar a triagem dos candidatos mais promissores, ela oferece todo o suporte de gestão dos colaboradores, mantendo os talentos inspirados e motivados.

Gostou do tema deste post? Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura de outro texto em nosso blog: “Por que a sua empresa deve investir em treinamento para a equipe de PDV?”.

Deixe seu comentário


icon whatsapp