Terceirização de folha de pagamento: saiba como funciona

A legislação trabalhista brasileira é umas das mais detalhistas e rigorosas do mundo. Diante disso, colaboradores e profissionais que trabalham nessa área devem estar muito atentos para realizar tarefas relacionadas a ela.

Devido a toda essa complexidade, inúmeras instituições empresariais têm optado em fazer a terceirização de folha de pagamento, que significa transferir esse trabalho a alguma empresa de contabilidade parceira. Logo, fazendo isso, os administradores da sua empresa poderão focar ainda mais nos seus negócios.

Pensando nisso, preparamos este post, para citar alguns pontos importantes, como as vantagens da terceirização. Continue a leitura e confira!

Quais são as vantagens de fazer a terceirização de folha de pagamento?

São diversos os benefícios que a terceirização proporciona. Por isso, apresentaremos os principais.

Economia de tempo

Um dos maiores empecilhos para os processadores internos de folha de pagamento é o enorme tempo gasto para que todo o trabalho fique pronto. Também, a falta de capacidade para encontrar algumas vias que proporcionem uma maior eficiência.

À medida que a equipe de profissionais na sua empresa aumenta, maior é o tempo gasto. Caso você lide com isso, sabe que exige muita atenção e responsabilidade para fazer esse trabalho.

Todo esse tempo evidenciado poderia ser voltado para o gerenciamento e desenvolvimento do seu negócio. Quando, então, você terceiriza as folhas de pagamento, você consequentemente libertará esse tempo.

Por fim, ao terceirizar, utilize o período que ficou livre para aperfeiçoar as estratégias de marketing e aumente o fluxo interno de trabalho.

Redução dos custos indiretos 

De acordo com as atividades que você realiza, é que a sua receita é gerada. A elaboração da folha de pagamento gera custos enormes. Com isso, ao terceirizar, você vai reduzir o tempo de trabalho e economizar os gastos com essas atividades.

Exemplo:

  • cálculos que devem ser feitos para analisar o horário trabalhado por colaborador;
  • imprimir, assinar e enviar os salários e comprovantes para toda a equipe;
  • gerar relatórios de pagamento de cada profissional;
  • enviar todos os impostos de folha de pagamentos locais, federais e estaduais.

Resumindo, o tempo economizado no dia a dia pela terceirização proporcionará lucros mais significativos para a corporação.

Aumenta a segurança dos dados

A folha de pagamento interna gera uma maior chance de riscos, uma vez que poderá haver roubos de identidade. Os registros dos colaboradores da sua equipe podem ser visualizados pelas pessoas que trabalham com a folha de pagamento. Ainda, os colaboradores podem manipular os registros da folha para benefícios próprios, entre outros fatores.

Já com a terceirização, os seus dados serão armazenados em servidores muito mais seguros, uma vez que as empresas utilizam tecnologia de criptografia de ponta, além de backups de dados.

Como terceirizar a folha de pagamento?

Antes de destinar esse serviço a uma empresa, analise se a corporação terceirizada:

  • proporciona todas as ferramentas que a faça se diferenciar, como soluções de Recursos Humanos estratégicos, valores agregados e relatórios gerenciais;
  • possui profissionais multidisciplinares que possa solucionar qualquer dúvida que aparecer, como advogados e equipe capacitada em alta tecnologia;
  • tem uma rede de comunicação eficiente, uma vez que é necessário manter um certo diálogo, além de estar sempre atento aos prazos de execução e entrega dos serviços.

Diante disso, nota-se a importância da terceirização de folha de pagamento e as suas inúmeras agilidades e benefícios proporcionados às instituições que aderem a esses trabalhos.

Gostou do nosso post? Então, veja também o que diz a reforma trabalhista sobre a terceirização de serviços.

Deixe seu comentário


icon whatsapp