Uma gestão de fornecedores eficiente é garantia de sucesso!

O bom funcionamento de uma empresa exige que todos os seus setores estejam atuando de forma eficiente. Não é diferente com a gestão de fornecedores. Ela é a responsável por garantir o fluxo que envolve os stakeholders.

Todo o fornecimento de matéria-prima, mercadorias, insumos e cumprimento de prazos fica à mercê da relação que a empresa estabelece com os seus parceiros. Mas não é só isso. A gestão de fornecedores deve ser parte do planejamento estratégico do negócio e, neste post, você entenderá o porquê.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!

O que é gestão de fornecedores?

A gestão de fornecedores é o processo que analisa e controla todo o fluxo operacional que envolve o relacionamento da empresa com os seus provedores de insumos e mercadorias. Dessa forma, essa relação não é vista apenas como uma via de recebimento de itens, mas como uma aliança entre ambas as partes.

Para que isso seja possível, é preciso estabelecer uma condição ganha-ganha em que, tanto a empresa quanto o fornecedor, precisam se beneficiar, mesmo que um dos dois precise ceder em algum aspecto da negociação. Sob essa perspectiva, trata-se de uma parceria eficiente com que oferece os recursos e os meios necessários para contribuir com a satisfação do cliente.

Uma execução eficiente da gestão de fornecedores pode trazer sucesso ao negócio e aumentar significativamente as vendas.

Qual é a sua importância?

Antes a gestão de fornecedores era vista apenas como uma atividade necessária para obter certos produtos ou serviços com um bom custo-benefício. No entanto, essa se tornou uma visão ultrapassada assim que os gestores perceberam que era possível extrair muito mais vantagens desse relacionamento.

Desde então, o gerenciamento de fornecedores se tornou parte da ação estratégica do negócio, atribuindo qualidade a diversos fluxos, seja de bens, serviços ou informações. Foi aí que a sua importância passou a ser percebida como um meio de:

  • agregar valor aos produtos, serviços e insumos adquiridos;
  • gerar competitividade de preços;
  • acompanhar avanços tecnológicos;
  • diminuir o ciclo de vida dos produtos;
  • reduzir o tempo médio de aquisição dos clientes;
  • facilitar a importação de mercadorias.

Portanto, com essa parceria, é possível alcançar um novo patamar em competitividade e qualidade de entrega.

De que forma ela deve ser feita?

Para garantir uma boa gestão de fornecedores, é indicado seguir algumas premissas básicas:

  • definição de objetivos — é preciso estabelecer metas e objetivos claros, com planos de ação eficientes, que permitam gerenciar a cadeia de suprimentos;
  • organização de processos — para realizar uma boa gestão de fornecedores é essencial contar com o auxílio de softwares que permitam organiza este e outros setores;
  • entendimento dos custos e valor agregado — a cadeia de suprimentos tem um custo desde a produção de materiais até o consumidor, por isso, é indicado compreender todo o valor agregado aos processos;
  • relacionamento com os fornecedores — um bom relacionamento é aquele que beneficia ambas as partes, trazendo vantagem para o seu negócio e facilitando para o seu fornecedor;
  • compreensão sobre a logística — o seu fornecedor tem uma logística própria e entendê-la pode otimizar seus estoques.

Atendendo a esses fatores, fica mais simples se aproximar da gestão de fornecedores ideal.

Quais são os benefícios da gestão de fornecedores?

Confira os principais benefícios gerados por uma boa gestão de fornecedores:

  • facilidade de negociação de formas de pagamento, quantidade de produtos, prazos e outros;
  • identificação dos preços mais atrativos, com redução de custo, sem perda da qualidade;
  • redução de riscos de atrasos, erros etc. e maior confiabilidade no fornecedor;
  • direcionamento eficiente de recursos;
  • agilidade na entrega dos produtos.

Por fim, para que todos esses benefícios sejam, de fato, alcançados, é de suma importância investir no planejamento estratégico da empresa, alinhando a gestão de fornecedores a ele. Desse modo, a consequência será atingir os objetivos e alavancar os resultados.

Agora que você já conhece e entende a importância da gestão de fornecedores, conte-nos como ela pode ajudar o seu negócio! Deixe seu comentário.

Deixe seu comentário


Há mais de 20 anos entregando resultados em Trade Marketing e Facilities, oferecendo soluções inteligentes para seus cliente.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Unidades próprias: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Florianópolis. Mais de 36 Parceiros homologados no Brasil.

Unidades no exterior: Flórida, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

BLOG

Acerola Comunicação © 2019. Todos os direitos reservados.