Todo mundo que tem um negócio no ramo do varejo ou do atacado sabe como os produtos encalhados no estoque prejudicam a lucratividade. Por isso, faz parte de um bom planejamento pensar em algumas medidas para se livrar deles antes de colher algum prejuízo, como a perda devido ao vencimento ou a ocupação de espaço, o que poderia ser utilizado para novos itens.

Nesse contexto, os mais diversos tipos de promoção são, certamente, as melhores formas para dar maior fluidez ao estoque. Portanto, preparamos este post com algumas das principais dicas para você aplicar no seu negócio. Esperamos que aproveite a leitura!

1. Fazer promoções com valor agregado

Agregar valor às promoções significa ir além do objetivo de se livrar de alguns produtos. Para isso, você deve atrelá-las a algo valioso para seu planejamento estratégico, como o marketing. Por exemplo, você pode solicitar que seus clientes deem seu e-mail para poder acessar a um desconto. Assim, você poderá criar uma lista de e-mail marketing mais bem segmentada no futuro.

2. Criar ofertas para clientes segmentados

As ofertas para clientes segmentados são importantes para atrair o público que você deseja para seu negócio. Em vez de promoções genéricas para quem estiver passando na loja, envie um cupom para determinado segmento.

Uma loja de comércio, por exemplo, pode desejar atingir, de preferência, mulheres entre 30 e 55 anos. A partir disso, pode-se anunciar uma oferta para esse público no Facebook e requisitar o e-mail para enviar um cupom. 

3. Fazer promoções-relâmpago

As promoções-relâmpago são muito úteis no setor do varejo para motivar os clientes que já estão dentro da loja a comprar. Para isso, você deve selecionar os produtos encalhados no estoque há mais tempo — os demais podem ser reservados para as estratégias anteriores.

Então, a figura de um locutor é essencial, pois, ele anunciará nos auto-falantes que determinado produto está na promoção por pouquíssimo tempo e apenas para os primeiros que chegarem. Isso criará um senso de urgência que fará com que os clientes comprem mais e mais mercadorias. 

4. Elaborar kits promocionais

Os kits promocionais são uma excelente estratégia para que você divulgue algum produto importante ao mesmo tempo em que se livra daqueles parados em estoque — isso é muito comum nos supermercados.

Por exemplo, há produtos mais tradicionais que são vendidos há anos. Como eles são comprados em maior quantidade, tendem a encalhar no estoque. Então, ao inseri-los em kits com produtos novos da mesma marca, você incentiva o consumidor a adquirir algo que ele conhece a qualidade e, simultaneamente, dá a coragem para que se experimente novidades

5. Controlar os produtos perto do vencimento

Os produtos com prazo de validade prestes a vencer representam o maior risco de perda para um negócio. Por isso, é preciso pensar em uma estratégia de prevenção de perdas o quanto antes. O primeiro passo é contratar um software capaz de cadastrar a data de validade das mercadorias e notificar sobre a aproximação desse período. 

Então, será possível vendê-los a um preço diferenciado com um desconto significativo — geralmente maior do que 50%. Isso ajuda a manter uma receita mínima para aqueles itens que provavelmente seriam jogados no lixo. 

Com esses diferentes tipos de oferta e promoção você evita o grande problema dos produtos encalhados no estoque. Para ajudar nessa tarefa, é interessante contar com o apoio da tecnologia com softwares de automação, além de equipes proativas para pensar em como agregar mais valor às suas estratégias. 

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