Por que o uso de EPI é fundamental para a equipe limpeza?

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como o próprio nome sugere, são os responsáveis por ajudar na manutenção da saúde e integridade física de pessoas que trabalham em situação de risco. Por isso, o uso de EPI para funcionários da equipe de limpeza e manutenção é importante para protegê-los dos sutis perigos aos quais estão expostos, embora muitas pessoas só associem o uso desse equipamentos à indústria.

O uso de EPI protege esses trabalhadores de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Além disso, em ambientes corporativos é preciso obedecer à Norma Regulamentadora nº 6, que define a obrigatoriedade do uso desses equipamentos.

Para ajudá-lo a entender como manter uma equipe de limpeza protegida dos riscos a que estão sujeitos, elaboramos este post com os principais equipamentos de proteção recomendados para esse tipo de trabalho, além de explicar qual a função de cada um deles. Confira!

Luvas de proteção

Durante a limpeza de um local, são diversos os tipos de substâncias que podem causar algum tipo de reação alérgica ou até mesmo queimaduras quando em contato direto com a pele. Além disso, em ambientes hospitalares, por exemplo, ainda existe o risco de contaminação biológica por vírus e bactérias.

Além dos problemas de contaminação, também há os riscos de ferimentos por objetos cortantes, como os cacos de vidros em sacos de lixos, por exemplo, que são amenizados pelas luvas de proteção.

Botas antiderrapantes

É muito comum para os colaboradores da limpeza e manutenção serem obrigados a circular em pisos molhados, principalmente durante a lavagem deles. Essas situações costumam oferecer riscos de quedas por escorregões que as botas de material adequado, como a borracha, são capazes de evitar.

Além disso, assim como as luvas, elas também protegem de qualquer material cortante ou contaminante que o colaborador venha a entrar em contato acidentalmente.

Máscaras e óculos de proteção

O uso de produtos químicos para a limpeza às vezes apresenta cheiros fortes que podem até mesmo causar lesões se entrarem em contato com os olhos. Por isso, o uso de EPI, como óculos e máscaras de proteção, por parte dos colaboradores da equipe de limpeza é muito importante, embora muitas vezes os riscos sejam ignorados.

Aventais impermeáveis

Os aventais impermeáveis protegem os colaboradores contra a umidade e também contra a exposição da pele a produtos químicos. Como eles estão em constante contato com a água, e à chuva nos casos de limpezas externas, o uso de EPIs como os aventais e uniformes impermeáveis protegem a saúde deles.

O uso de cada um dos EPIs apresentados pode variar conforme o local em que a limpeza é realizada ou com o tipo de produto que será utilizado. Vale ressaltar que outros equipamentos de proteção, como o capacete e cabos de segurança, podem ser necessários caso o colaborador precise subir em escadas ou limpar vidraças em locais muito altos, por exemplo.

Como você pôde ver ao longo deste post, o uso de EPI não somente contribui para a manutenção da integridade física e saúde dos colaboradores que atuam na equipe de serviços de limpeza, mas mantém a empresa que os contrata dentro da legalidade e adequada à NR 6. Por isso, não se deve, em hipótese alguma, ignorar essa necessidade.

E agora que você já entende a importância do uso de EPIs, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas se consciencializem da sua importância?

Deixe seu comentário


icon whatsapp