Custos administrativos: 3 formas práticas de reduzi-los

Um dos desafios de um planejamento estratégico eficiente é garantir a redução de custos administrativos como uma de suas pautas principais. A grande dificuldade está em fazer isso garantindo a sustentabilidade do negócio e a sua diferenciação no mercado, sem perder qualidade nas entregas.

Para que você entenda como reduzir os custos administrativos da forma mais eficiente possível, preparamos este conteúdo. Fique conosco e confira as principais iniciativas que podem ser adotadas para diminuir os gastos, sem comprometer a empresa. Boa leitura!

1. Invista em um bom software de gestão

Pode parecer contraditório assumir um investimento quando a intenção é reduzir custos. No entanto, a aquisição de um software de gestão é o que criará a organização necessária para entender como otimizar os recursos gastos na empresa.

Ele permite manter um controle financeiro eficiente, demonstrando exatamente onde estão ocorrendo as despesas. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias pontuais de redução de custos administrativos, operacionais e outros.

Além disso, um sistema que automatiza algumas funções pode resultar em uma economia significativa de tempo, melhorando a produtividade da equipe. Automaticamente, isso ajuda a empresa a fazer mais, em menos tempo e com maior eficiência.

2. Garanta a produtividade dos funcionários efetivos

A automatização de processos é apenas um dos fatores que podem impulsionar o desempenho de uma equipe. Se a empresa realmente quiser reduzir custos administrativos, ela precisará promover a produtividade dos funcionários efetivos.

Isso significa melhorar os processos já existentes, analisando seus maiores gargalos e pontos de retrabalho, redesenhando procedimentos, com menos custos e maior eficácia. Uma ótima forma de tornar essa ação ainda mais efetiva é envolver os colaboradores, pedindo sugestões de melhorias, já que eles conhecem o processo melhor do que ninguém.

Por fim, é sempre válido incluir novos treinamentos, que aumentem o domínio da equipe sobre suas atividades e, assim, a torne mais produtiva. Como a ideia é reduzir custos, eles podem ser ministrados pelos próprios gerentes e supervisores, caso tenham know-how na área.

3. Considere a terceirização como uma aliada

Terceirizar certas atividades do negócio é reconhecer que ele não conseguiria entregar aquele serviço com a mesma qualidade que uma equipe especializada. Portanto, contratar empresas de terceirização de serviços não só garante mais economia, como melhora a qualidade efetiva dos processos.

Muitas empresas ainda se perguntam por que contratar um serviço terceirizado pode, de fato, reduzir custos administrativos. Seguem algumas razões:

  • evita o desperdício de recursos;
  • diminui o custo com rescisões;
  • facilita a substituição de funcionários;
  • praticamente elimina o passivo trabalhista;
  • direciona a responsabilidade do treinamento para a empresa contratada;
  • dispensa a empresa de equiparar benefícios do administrativo.

Existem outros benefícios que são garantidos por meio dessa parceria. Um deles é que os profissionais podem focar na atividade-fim do negócio, concentrando seus esforços na estratégia. Outro aspecto importante é que a empresa poderá direcionar seus investimentos para as áreas que pretende desenvolver.

Como você viu, a redução de custos administrativos deve estar alinhada à estratégia do negócio. Não se trata apenas de demandar funções, mas de garantir a qualidade dos serviços em todos os aspectos, gerando diferencial competitivo.

Agora que você já sabe como otimizar os custos administrativos da sua empresa, não deixe de conferir nosso post sobre o que considerar ao escolher empresas de terceirização de serviços!

Deixe seu comentário


icon whatsapp