Quer saber como reduzir o turnover da sua empresa? Veja aqui

O turnover é um termo utilizado para se referir às entradas e saídas de funcionários da empresa, ou seja, sua rotatividade. Se o número de demissões e admissões for muito alto, isso pode se tornar uma preocupação, já que é um alerta vermelho de que algo não vai bem e é preciso buscar alternativas para reduzir o turnover.

Além de indicar uma falha na gestão de pessoas, que deve ser descoberta e solucionada, o alto turnover ainda traz prejuízos sérios, como a perda de talentos ímpares e o aumento de custos. Para evitar esse tipo de situação é que preparamos este post.

Continue conosco e confira como reduzir o turnover na sua empresa!

Por que é importante manter uma baixa rotatividade na empresa?

Entre os principais motivos pelos quais uma baixa rotatividade é importante, está o fato de que a saída de colaboradores representa perdas em diversos níveis. São perdas financeiras, com os custos de recontratação envolvidos, perdas de capital intelectual e estratégico para o negócio, perda de tempo e produtividade.

Além disso, quando o número de saídas aumenta, o clima organizacional se abala, causando certo desconforto e sobrecarga de trabalho para aqueles que ficam. Também é importante perceber que um alto índice de turnover é um indicativo de que algo não está funcionando como deveria e causando insatisfação nos funcionários.

Sendo assim, pode ser um sinal de que:

  • a concorrência está fazendo propostas melhores;
  • os funcionários não estão satisfeitos com as suas atividades;
  • os salários estão abaixo da expectativa;
  • a comunicação é ineficiente;
  • a liderança é inadequada;
  • a cultura organizacional é tóxica;
  • o processo de seleção é falho.

Quais práticas podem ser adotadas para isso?

Para corrigir esses problemas e reduzir o turnover, é preciso estar atento a algumas práticas. Confira a seguir.

Realizar um processo seletivo eficiente

O cuidado no momento de recrutar e selecionar novos candidatos é essencial para realizar contratações mais acertadas. Para isso, é indispensável que a empresa se dedique a identificar suas reais necessidades, tanto no que tange as competências técnicas quanto as habilidades comportamentais.

Desenvolver planos de carreira

Quando não há plano de carreira, alguns funcionários podem não saber como crescer dentro da empresa e acabam procurando outro emprego. Para evitar esse tipo de problema, basta desenvolver faixas de atuação (júnior, pleno, sênior) e apresentá-las no momento da contratação, além de mostrar como escalar o plano.

Oferecer benefícios atrativos

Algumas empresas adotam políticas de remuneração agressivas, oferecendo salários bem acima da média do mercado. Se esse não é o caso da sua, o mais indicado é apostar nos benefícios. No entanto, não deixe de avaliar opções realmente atrativas, pois, pode ser igualmente desmotivador receber um benefício que não tenha relevância.

Capacitar funcionários

A capacitação é importante sob dois aspectos. O primeiro dele diz respeito à execução das tarefas, quando ele é essencial ao cumprimento das atividades diárias. O segundo, é pelo simples estímulo ao desenvolvimento do colaborador, fazendo com que ele se mantenha aprendendo, traga melhorias para a empresa e se sinta motivado.

Como o baixo turnover ajuda a reduzir custos?

Você já viu que o alto índice de rotatividade pode gerar prejuízos significativos. Muitos deles estão diretamente relacionados aos custos com os quais a empresa deverá arcar a cada ciclo de rotação de pessoas. 

Sob esse aspecto, reduzir o turnover pode significar a redução imediata de custos com:

  • rescisão de contratos trabalhistas;
  • despesas com recrutamento e seleção de candidatos;
  • investimentos em treinamento e capacitação;
  • perda de produtividade da equipe;
  • processos trabalhistas.

Entendeu como reduzir o turnover? Com todas essas informações, não tem porque continuar correndo o risco de perder talentos importantes para a estratégia da empresa.

Se você gostou deste conteúdo e precisa de mais informações sobre como, efetivamente, reduzir o turnover da sua equipe, assim como os custos que ele traz, entre em contato conosco!

Deixe seu comentário


Há mais de 20 anos entregando resultados em Trade Marketing e Facilities, oferecendo soluções inteligentes para seus cliente.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Unidades próprias: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Londrina e Florianópolis. Mais de 36 Parceiros homologados no Brasil.

Unidades no exterior: Flórida, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

BLOG

Acerola Comunicação © 2019. Todos os direitos reservados.